terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Um amuleto que a vida não me deu.

Queria ter uma irmã. Não precisava ser gêmea – apesar de acreditar ser o máximo ter uma irmã gêmea. Bastava que fosse uma irmã. Um pouco mais nova, um pouco mais velha, algo assim. Seria uma companheira, sempre. Deitaríamos em nossas camas, de lados opostos de um mesmo quarto, e conversaríamos sobre colégio, amigos, namorados ou brigaríamos, quem sabe. Ou talvez não falássemos nada, mas a sensação de alguém por perto seria relaxante. Eu pensaria: “Se precisar, há alguém por perto”.
Eu passaria minha infância brigando por brinquedos, xingando-a e sendo xingada, possivelmente, mas seria uma infância feliz, porque eu sempre teria alguém para brincar. Eu seria inspiração para alguém ou teria alguém em quem me inspirar. Eu sempre teria alguém para me livrar de encrencas, tiraríamos fotos bizarras daquelas que só nós saberíamos da existência, haveria alguém sempre sabendo o que eu quero ganhar de aniversário, com roupas em quantidade duplicada, eu sempre teria o que vestir para qualquer ocasião. A minha irmã seria minha confidente, aquela a quem eu contaria os meus problemas mais idiotas e seria ouvida e compreendida, ela seria minha companheira de passeios quando eu aprendesse a dirigir e passaríamos horas fora de casa rindo, falando da vida dos outros, comendo besteira e comprando livros – Sim. Ela gostaria de livros nem que eu precisasse enfiá-los guela abaixo.

Eu queria. Mas essa não é uma das coisas as quais podemos fazer algo para resolver. Depois de quase 20 anos, percebo uma certa solidão. Ficar acordada até tarde pensando no mundo não é lá das coisas mais confortantes quando se está sozinha. Os amigos? São ótimos. Realmente incríveis. Mas e quando eles tiverem ou quiserem se afastar? Estão no seu direito. Uma irmã, por mais que haja momentos de ódio e vontade de matar, jamais se afastará e será sempre um amuleto. Sinto falta desse amuleto. Sinto falta de um presente que a vida, infelizmente, não me deu. 



B.S.


segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

terça-feira, 19 de novembro de 2013

sábado, 9 de novembro de 2013

Hoje em dia sou mais contida

Problema todo mundo tem. Mas ele é que nem planta: se a gente rega ele cresce e se espalha por toda a vida. Todo mundo tem problemas, em maior ou menor grau. E não pense que minha vida é cor de rosa e toda boa porque não é. Estou cheia de problemas, cheia mesmo. É que nem todo mundo sabe, eu não conto. Hoje em dia sou mais contida, guardo as coisas pra mim, não saio falando dos meus problemas e das minhas neuroses para ninguém…

— Clarissa Corrêa

sábado, 19 de outubro de 2013

Promise me!





"Promise me
You'll always be
Happy by my side
I promise to
Sing to you
When all the music dies"

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Não, que eu saiba.


Um grande obrigada

O dia 15 de outubro sempre me trará aquelas boas lembranças de tantos bons professores que foram bons não só na sua profissão, mas exercendo a sua função de pessoa como um todo. É incrível como, ao chegar o fim da vida colegial, nos damos conta de quantos professores incríveis tivemos, de quantas coisas que são parte do nosso conhecimento nós aprendemos com eles. Quer dizer, o quão sensacional é poder agregar informações de dezenas de pessoas e jamais esquecê-las? Acho que essa é uma das coisas mais magníficas na relação entre um professor e seus alunos.
No geral, gostaria de parabenizar a todos. Todos os que foram bons educadores, ou aqueles que foram “só” professores. Porque sim, existe uma gran
de diferença entre os dois termos. Agradeço aos “só” professores porque, de alguma forma, vocês influenciaram na minha forma de ver o mundo. Mostraram-me que nem tudo é perfeito e teremos que lidar com todo o tipo de pessoa em todas as áreas da vida, que seremos obrigados a fazer algo que não gostamos e será preciso muito esforço para isso. Obrigada a vocês também, porque com alguns exemplos não tão bons, aprendemos o outro lado da vida.
Aos Educadores... Há tanta coisa que eu gostaria de lhes dizer. Em primeiro lugar, obrigada por terem surgido no meu caminho até agora. Tenho certeza que todos vocês os quais considerei grandes educadores sabem o quanto vocês foram importantes para mim, pois, de alguma forma, tentei lhes mostrar isso. Agradeço porque vocês me transmitiram conhecimentos inéditos e foram responsáveis por sorrisos no meu rosto em alguns dias que, talvez se não por vocês, eles não apareceriam.
O dia de hoje não é o único pelo qual eu agradeço a existência de cada um de vocês, mas é o dia no qual posso ressaltar ainda mais. Espero que vocês tenham orgulho de fazer o que fazem, que sejam felizes assim, porque eu, como aluna, tenho muito orgulho de ter passado na carreira de vocês e sinto-me feliz pelas grandes oportunidades, pelos grandes exemplos (de carreira e de vida), pelo grande sentimento que nasceu em mim devido à convivência com vocês.


Um grande obrigada aos profissionais que deveriam ser mais valorizados no país.

Feliz dia dos professores!


B.S.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Uma versão da verdade

      As verdadeiras histórias de amor começam a partir de momentos súbitos. São aquelas que decorrem sem que ambas as partes se deem conta da existência. De repente, num futuro bem distante, ao olhar para trás percebe-se o quão incrível foi o caminho percorrido. Aí sim, nota-se cada frase dita quando não se achava que nada de extraordinário poderia acontecer, cada mensagem subliminar nos comportamentos, nos olhares, nos cumprimentos e, em plena era digital, nas conversas online. Afinal, quem sabe se daqui a algum tempo os registros de conversas online não serão material de base para livros que contarão grandes histórias de amor?

         As coisas começam quando duas pessoas se conhecem. Seja por intermédio de amigos, no colégio, faculdade ou cursos, seja morando no mesmo condomínio, ou tantas outras hipóteses mais. As pessoas se olham, conversam um pouco – sempre aquela conversa com um teor de “estou pensando no que falar. Não quero passar uma má impressão” – e se despedem, sem nenhuma pretensão de que aquilo aconteça novamente. Nas suas reflexões a informação sobre o novo ser introduzido na sua vida é apenas “conheci alguém novo hoje”, e o cérebro interpreta como mais uma informação qualquer, guardando-a num canto afastado da memória.

         Passados alguns meses, seus amigos começam a questionar quem é aquele novo alguém desconhecido por eles. Você se dá conta que não sabe se responde que é um amigo ou um colega. Esse é o grande perigo, a indecisão sobre qual é sua relação com aquele ser humano com quem você tanto gosta de conversar, que te faz sentir à vontade, te faz rir e não pede nada em troca. Até então, não há nada que te faça imaginar algo além de uma provável amizade.

De repente coisas diferentes começam a acontecer, as pessoas perguntam se vocês são namorados, vocês trocam músicas e começam a passar mais momentos juntos do que esperavam ser possível. Suas ideias nunca mais serão as mesmas, tampouco o seu coração. O amor ensaiou sua aproximação, chegou, colou no seu peito e você nem sequer percebeu, até sentir um nervoso inesperado perto de alguém que antes lhe foi tão comum. O amor tem dessas coisas de chegar sem pedir licença e não avisar até quando vai ficar. Talvez porque a sua intenção é permanecer ali para sempre.

Há quem diga que amor acaba sim. Pode ser verdade, porque não? Todavia, filósofos já diziam: Uma verdade nunca é absoluta. Uma versão da verdade que prefiro acreditar, é que os amores verdadeiros jamais serão apagados do coração. Talvez até da memória, mas não do coração. E é claro que pode haver mais de um amor. Provavelmente serão sentidos de formas diferentes, mas serão sim amores e igualmente inesquecíveis até o fim dos seus dias.


B.S.

Todo mundo tem


quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Quem sabe das armadilhas da vida?

Tudo decorreu como
se fossemos dois animais irracionais.
Um agindo sem pensar,
O outro pensando demais.

Sabíamos quem éramos.
Hoje não mais.
Pergunto-me quem sou
e quem você se tornou?
Estranho que tenhamos nos tornado
completamente alheios um ao outro.

Quem sabe das armadilhas da vida?
Se no futuro nos encontraremos
E tudo vai funcionar?
Se teremos filhos, vamos nos casar?
Quem sabe?


Há realmente alguém que possa afirmar?


B.S.

Um carnaval que não brinquei


sábado, 28 de setembro de 2013

"Você vai dizer: Meu Deus como vale a pena a gente ser fiel!"


"[...] Vão dizer que você nasceu pra vencer
Que já sabiam porque você
Tinha mesmo cara de vencedor
E que se Deus quer agir, ninguém pode impedir
Então você verá cumprir cada palavra
Que o Senhor falou [...]"

Sabor de Mel - Damares

Dos pequenos gestos, saem grandes soluções...

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

domingo, 15 de setembro de 2013

"... nem do dinheiro."



"Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos. Que as pessoas saibam falar, calar, e acima de tudo ouvir. Que tenham amor ou então sintam falta de não tê-lo. Que tenham ideais e medo de perdê-lo. Que amem ao próximo e respeitem sua dor. Para que tenhamos certeza de que: Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade."




(Carlos Drummond de Andrade)




domingo, 8 de setembro de 2013

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Parabéns, Ruivinha!

   Os anos passam e o sentimento não vai embora. É tanto tempo, são tantos aniversários comemorados... E mais uma vez tenho a grande felicidade de poder te desejar parabéns, ruivinha. Desejo que você cresça a cada dia renovando seus sonhos, se enchendo de esperanças num futuro incrível, correndo atrás dos seus objetivos e com a força de Deus sempre te levando pelos melhores caminhos para isso.

   Desejo que você tenha muita saúde, que as pessoas que você ama estejam sempre do seu lado, que jamais se deprima por nada no mundo (mas que, se isso acontecer, você tenha a quem recorrer para chorar e não se perca jamais), que sua família te apoie nas suas escolhas e que elas te tragam muitos frutos maravilhosos.

    Desejo tudo aquilo que uma amiga que te ama pode desejar.  E aquelas coisas todas que por mais clichê que sejam, são a base para que todo o resto possa se concretizar: Saúde, felicidade, perseverança, amizades incríveis e muito amor por todos os lados. Desejo que você esteja bem e que cuidem de você nos momentos em que eu não posso, que te abracem quando precisar, sem que tenha que pedir por isso.

   Mantenha sempre seu sorriso lindo nos lábios e espero ouvir muito ainda essa sua voz fofuxa repetindo “poRRRRRRRRRta” para nós no Whatsapp, espero te abraçar e não ter vontade de soltar jamais, que o Ozzy continue fazendo você gargalhar e babar, e que seu príncipe seja sempre um príncipe e cuide de você da forma que você merece. Parabéns, de alguém que te ama muito e sente muita saudade!



Never forget how beautiful you are.

Brenda.

sábado, 24 de agosto de 2013

U


Uma, duas, três vezes ou mais

      Saí de casa numa certa manhã e percebi que tudo estava diferente. A tecnologia dominava o mundo. Não havia mais sinaleiras, não havia mais garçons anotando pedidos nos bares e lanchonetes, não havia professores. Os pais não conversavam mais com os filhos, os amigos não andavam gargalhando na rua.
      No trânsito, os carros paravam quando seus celulares apitavam com novas notificações de redes sociais, todos ao mesmo tempo. Os pedestres notavam sua vez de atravessar, quando a WiFi de seus celulares perdia o sinal. Os pedidos nos restaurantes eram realizados via sms e os atendentes, de longe, executavam as refeições. Pais e filhos se comunicavam via facebook, dizendo, da sala para o quarto: “O almoço está na mesa!”. Os amigos não estavam mais na rua, os amigos já não eram mais verdadeiros amigos, não tinham abraço, não conversavam, só ligados na tela de um computador. Os professores? Coitados... Substituídos por máquinas e mais máquinas, incapazes de negar duas linhas na internet que resumiam todo o seu estudo e tornavam insignificantes quaisquer de suas explicações.
         “Que mundo é este?” Me perguntei quando dei um passo para fora de casa. Meu celular estava na bolsa e eu era o único ser humano capaz de notar o céu azul, os pássaros cantando e pousando perto de mim, os cachorros sentados em frente a frangos girando na calçada. Tentei até perguntar, juro. “Boa tarde, pode me explicar porque tudo está tão diferente?”, mas o que tive foram cinco dedos levantados em sinal de ‘estou muito ocupado, lhe darei atenção num minuto’. E 10 segundos depois, quando sua internet caiu, atravessou a rua sem nem olhar para trás.
        Samsung e Nokia são assuntos mais citados do que amor e amizade. Como? Por que? As previsões do passado eram de que o mundo evoluiria, mas não é isso que observo quando paro por 10 segundos para olhar para o lado nas ruas. Isso não é evolução. Evolução é desenvolver o cérebro e o coração, em passos análogos. Evolução é unir as pessoas, aumentar o prazer de viver, aumentar o viver.
         Não é esse o meu mundo. Não foi aqui que nasci. Vou voltar para a cama, onde as coisas ainda são reais e a vida ainda é de sonhos. Vou dormir e rezar uma, duas, três vezes ou mais, para acordar no mundo de 10 anos atrás: A internet já havia nascido e ajudava em alguns problemas, mas as pessoas ainda sorriam na porta de casa, ainda conversavam sobre seus dias, ainda namoravam, e crianças ainda brincavam. Vou dormir, vou sonhar. Desejar ter um mundo tremendamente melhor outra vez.


B.S.

CASAMENTO, MODO DE USAR

Case-se com alguém que adore te escutar contando algo banal como o preço abusivo dos tomates, ou que entenda quando você precisar filosofar sobre os desamores de Nietzsche.

Case-se com alguém que você também adore ouvir. É fácil reconhecer uma voz com quem se deve casar; ela te tranquiliza e ao mesmo tempo te deixa eufórico como em sua infância, quando se ouvia o som do portão abrindo, dos pais finalmente chegando. Observe se não há desespero ou  insegurança no silêncio mútuo, assim sendo, case-se.
Se aquela pessoa não te faz rir, também não serve para casar. Vai chegar a hora em que tudo o que vocês poderão fazer, é rir de si mesmos. E não há nada mais cruel do que estar em apuros com alguém sem espontaneidade, sem vida nos olhos.
Case-se com alguém cheio de defeitos, irritante que seja, mas desconfie dos perfeitinhos que não se despenteiam. Fuja de quem conta pequenas mentiras durante o dia. Observe o caráter, antes de perceber as caspas.
Case-se com alguém por quem tenha tesão. Principalmente tesão de vida. Alguém que não lhe peça para melhorar, que não o critique gratuitamente, alguém que simplesmente seja tão gracioso e admirável que impregne em você a vontade de ser melhor e maior, para si mesmo.
Para se casar, bastam pequenas habilidades. Certifique-se de que um dos dois sabe cumpri-las. É preciso ter quem troque lâmpadas e quem siga uma receita sem atear fogo na cozinha; é preciso ter alguém que saiba fazer massagem nos pés e alguém que saiba escolher verduras no mercado. E assim segue-se: um faz bolinho de chuva, o outro escolhe bons filmes; um pendura o quadro e o outro cuida para que não fique torto. Tem aquele que escolhe os presentes para as festas de criança e aquele que sabe furar uma parede, e só a parede por ora. Essa é uma das grandes graças da coisa toda, ter uma boa equipe de dois.
Passamos tanto tempo observando se nos encaixamos na cama, se sentimos estalinhos no beijo, se nossos signos se complementam no zodíaco, que deixamos de prestar atenção no que realmente importa; os valores. Essa palavra antiga e, hoje assustadora, nunca deveria sair de moda.
Os lábios se buscam, os corpos encontram espaços, mas quando duas pessoas olham em direções diferentes, simplesmente não podem caminhar juntas. É duro, mas é a verdade. Sabendo que caminho quer trilhar, relaxe! A pessoa certa para casar certamente já o anda trilhando. Como reconhecê-la? Vocês estarão rindo. Rindo-se.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

"I know I`ll see you again
Either far or soon
But I need you to know
That I care

And I Miss You"

Import is not an obligation?

"And we are here for many years
But still it seems that you are not here
Every time I talk, you turn
If import is not an obligation?"

Can I please come down?

" 'Cause tonight I'm feeling like an astronaut
Sending SOS from this tiny box
And I lost all signal when I lifted off
Now I'm stuck out here and the world forgot
Can I please come down, cause I'm tired of drifting round and round
Can I please come down?"

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A uma desenhista nata, que se foi cedo demais...

Faz dois meses. Dois meses que meu celular tocou e eu estava terminando mais uma atividade do colégio. Recebi uma das piores notícias da minha vida e demorei a me conformar de que nada daquilo era um pesadelo. Atendi sorrindo e ouvi uma voz chorosa, num tom de desespero. Em 5 segundos minha voz se converteu ao mesmo estado, meu coração bateu forte, com uma dor profunda, uma parte do meu mundo caiu e muita coisa dentro de mim mudou. Como podia ser possível? Descobri que as respostas que mais esperamos são as que tem menor probabilidade de resposta.
Faz dois meses que penso em você todos os dias. Alguns mais, outros menos, de fato, mas todos os dias. Olho para determinados locais, falo determinadas coisas, sinto e imagino situações e percebo que você não está mais lá. Você entrou na minha vida de um jeito quase imperceptível, mas, graças a Deus, tive olhos bem apertos para te notar.
Obrigada por ter feito parte da minha vida durante 4 anos e meio. De inúmeras formas você mudou ela para melhor, me deu lições, me marcou como um todo. Não sei, e provavelmente nunca saberei, ao certo porque você decidiu nos deixar. Em parte entendo que você sentisse como se “não fizesse parte desse mundo”, mas gostaria de ter tido a chance de te dizer que poderia contar comigo para qualquer coisa. Infelizmente não consigo tirar isso da cabeça.
Não sei onde você está agora, mas espero que sinta-se melhor do que estava aqui, que esteja bem. Desejo te dizer que o último momento em que estive perto de você foi inesquecível. Aquele abraço estará na minha memória para todo o sempre, assim como determinadas situações onde você superou seu jeito reservado por mim (como no meu aniversário). Obrigada, e saiba que você foi e será sempre alguém importante na minha vida. Esteja bem, sempre.

Alguém que te amará para sempre,

Brenda.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

"...porque você significa muito para mim..."

"[...] E embora eu não conheça você, acho que conheço, porque me parece uma boa pessoa. O tipo de pessoa que não se importaria de receber cartas de um garoto. O tipo de pessoa que entenderia como as cartas são melhores que um diário, porque existe uma comunhão que um diário não tem. Só quero que você não se preocupe comigo, ou pense que vai me encontrar, ou perca mais o seu tempo. Eu lamento muito que tenha perdido seu tempo comigo, porque você significa muito para mim, e eu espero que você tenha uma vida muito legal, porque acho que merece. De verdade. Espero que você pense o mesmo. Tudo bem, então. Adeus."

-- As vantagens de ser invisível 

domingo, 11 de agosto de 2013

sábado, 10 de agosto de 2013

A importância das coisas sem importância.

Filmes, livros e ídolos. Detalhes, coisas “sem importância”, que fazem um dia mudar de desastroso a incrível. Personagens ou pessoas que inspiram uma magia no olhar, no sorriso, naquilo que te fazem imaginar. Uma ou outra cena a qual faz esquecer o mundo e o peso que ele tem colocado em suas costas. Às vezes, um personagem nos contando seu sofrimento, faz com que a gente perceba tudo que temos e a sorte de não estarmos no seu lugar. Essa é uma das inúmeras belezas da leitura ou do cinema.

Já os ídolos, transbordam uma magia diferente, cheia de luz, sem comparação. Se um dia repetirem que são “coisas sem importância”, eu vou sorrir e pensar: “Que muita coisa sem importância continue fazendo parte da minha vida, afinal, nos piores momentos, são elas que me fazem sorrir”. E seguiremos. Fingindo que as pessoas sabem sobre nós, quando elas na verdade não fazem a mínima ideia.


B.S.

Castigo justo


terça-feira, 6 de agosto de 2013

O sorriso resplandecente nos lábios.

"Ela sorri das tolices que a vida já lhe deu; ela chora dos sonhos que nunca alcançou; ela chora quieta, mesmo com o sorriso resplandecente nos lábios."

(Victor Hugo Felipe)

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Jovens sonhadores são ingênuos

"Jovens sonhadores são ingênuos
e só quebrando a cara aprenderão
que amor eterno é uma utopia, 
casamento perfeito, ilusão
príncipe encantado, fantasia, monogamia, 
o mesmo que prisão.."


(Não desista dos seus sonhos - Pimentas do Reino)

terça-feira, 23 de julho de 2013

Desde quando amar é pecado?

"-Desde quando amar é pecado?
- Não sei, mas às vezes a gente acha que vai acabar magoando as pessoas que a gente ama...
- Mas deixando de falar não estaremos fazendo-as felizes, muito pelo contrário.
- Então, o mais certo a se fazer é dizer para todo mundo que a gente se ama?
- É tudo o que eu mais quero na minha vida!".


B.S. (Adaptado de uma cena de novela).

segunda-feira, 22 de julho de 2013

O compromisso de amar

It's not always rainbows and butterflies
It's compromise that moves us along
My heart is full and my door's always open
You can come anytime you want”


Isso define exatamente o que sinto agora, o que senti hoje. Não o que sinto todos os dias, tampouco o que tenho sentido nos últimos anos, mas o que sinto hoje. E basta. Sinto que é o compromisso, não com o outro, mas com o amor pelo outro, o compromisso de amar sabendo que não serão apenas bons momentos, que serão momentos de insegurança e medo os quais me farão refletir com maturidade suficiente para decidir com a cabeça, porém em prol do meu coração. Meu coração está cheio, de amor, de alegria, dos meus problemas também, por que não?! Mas está sempre aberto para você. Não sei como conseguiu isso, não sei quando isso aconteceu, mas apesar de todas as besteiras que passam na minha mente, isso é o que parece certo AGORA. O sentimento, a sensação, o “nós”. 

!


domingo, 21 de julho de 2013

20 de Julho.

     Dia do Amigo. 20 de Julho. De certa forma, acho uma afronta dias para pessoas tão importantes (quanto mães, pais, avós e amigos) sequer existirem. Nesses dias as pessoas acordam e parece ser o único dia em que percebem a real importância de cada um desses seres-humanos em suas vidas. Não devemos dizer “Eu te amo e obrigada por tudo” somente nesses dias, porém, ainda assim, é o que a maioria faz.
   Mas já que o dia existe, que ele seja o dia em que olhamos nos olhos dessas pessoas, ou lhes telefonamos, quando não moramos perto, para dizer o quão elas foram tão importantes para nós. Os amigos não estão conosco todos os dias, não dormem conosco todos os dias, não são responsáveis por cada passo que damos, mas ainda assim se tornam parte da nossa família, não importa a quanto tempo estejam por perto.
      Vocês amigos são tão surreais, sabiam? Deus escolhe determinadas pessoas e as une a nós por sangue com esse tal amor incondicional. Mas com vocês amigos, Deus não fez questão de dar o mesmo sangue. De alguma forma ele soube que o sangue não é o único elo entre as pessoas e assim deu aquele empurrãozinho para os caminhos das pessoas certas se cruzarem. No primeiro momento que trocamos palavras, não temos como saber se estamos falando com um dos nossos futuros melhores amigos. Isso é tão emocionante, não?! Digo, em um minuto estamos descobrindo nome, sobrenome, endereço, o que faz da vida, do que essa pessoa gosta e dias ou meses depois estamos contando nossos maiores segredos, nossos maiores medos, estamos compartilhando os nossos defeitos e sendo compreendidos. Tudo isso por causa de alguns minutos de conversa naquele primeiro dia.
     Quando olhamos para trás percebemos o caminho maravilhoso que Deus trilhou para nós. Porque sim, só pode ser ele a colocar bases tão fortes nas nossas vidas, como são os nossos amigos, certo? Quem mais escreveria histórias tão maravilhosas nas linhas dos nossos caminhos? Concluo que os meus amigos só podem ser anjos. Eles não tem asas, não sabem voar, mas tem a característica perfeita: Sabem me amar como eu sou.
  Devo ter me perdido no meio das palavras, ao colocar meus sentimentos, os quais gritam dentro do peito, para fora. Talvez os meus amigos não entendam, mas tudo que faço, todos os dias, por mais absurdo que pareça, é esperando o seu bem. Mesmo que não percebam certas coisas que faço (e alguns às vezes realmente não notam), os faço pensando no bem vocês. Deixo de lado algumas opiniões minhas, porque os vejo sorrindo mesmo que eu discorde do acontecido, deixo de lado meus medos para acompanhá-los num caminho quando precisam de mim, porque sei que será importante e inesquecível para vocês. Deixo de lado, às vezes, até os meus compromissos, pois sei que nem sempre eles valerão tão a pena quanto dar alguns passos lado a lado com vocês.
     Cada um de vocês, cada um desses anos, cada um desses momentos, serão levados para mim por toda a minha vida. Serão os pilares que sustentarão a minha estrutura quando eu sentir que estou prestes a desabar. Sempre lembrarei das palavras de encorajamento que vocês me disseram algum dia e tentarei fazê-las funcionar. Se não é para tanto amor e suporte, para que seriam feitos os amigos? Amizade para mim se resume a isso: Amar acima das barreiras físicas, acima dos defeitos e entender que ninguém é perfeito, mas pode ser perfeito para nós se reconhecermos que cada um desses detalhes não chega perto de um conjunto que um amigo é.
Vocês, meus anjos, obrigada por existirem na minha vida. Alguns a mais tempo que outros, porém não por isso com menos amor. Se a distância algum dia atravessar a nossa amizade, que jamais esqueçam das palavras de uma futura psicóloga. Tudo na vida passa. Toda dor emocional se torna saudade ou uma lição de vida. Que jamais chorem em vão e, se precisarem colocar algo para fora, me liguem e estarei lá mesmo que seja só para ouvir os soluços que acompanham as suas lágrimas.

Eu amo vocês, isso é o que resume tudo que venho dizendo até agora.


Especialmente para vocês: Lorena Senra, Brenda Capinan, Murilo Oliveira, Helena Nani, Morgana Moreno, Rafael Coelho, Marcus Guedes, Caroline Ribeiro, Vitor Souza, Gianini Araújo, Raiana Said, Larissa Tavares, Bárbara Frasson, Karine dos Reis. 

terça-feira, 16 de julho de 2013

"You are too beautiful..." - A Caskett love song.

Sometimes I'm overpowered
Simply by the sight of you

               

Sometimes I'm overwhelmed
By merely standing next to you
Having you next to me



Sound of your voice leaves me speechless
Sometimes my heart could just overflow


Sometimes I look at you and I got to
Catch my breath


You are too beautiful
Sometimes it's too much for me
And I can't believe in my eyes


Sometimes I've got to catch my breath
Sometimes I'm overcome
By feelings rushing over me


Sometimes being in your presence
Gets me weak
And you're all that I see


I never dreamed I could feel this
So much emotion it just fills my soul


Feel so much love for you that I got to
Catch my breath


You are too beautiful
Sometimes it's too much for me
And I can't believe my eyes
Sometimes I've got to catch my breath



(Catch My Breath - Daniel Boaventura) 


"Enquanto você ama o que eu escrevo..."

Enquanto você ama o que eu escrevo,
Eu amo você, pelo seu jeito.
Enquanto você acha que entende,
Eu espero você perceber o "a gente".
Enquanto você, aos homens errados, jura amor eterno
Eu no meu canto, sorrio...

Mesmo chorando por dentro,
Mesmo nesse choro eterno.

Moysés Ribeiro.


The phrase of the day.

"There's nothing else I can do but love you the best that I can."


Lágrimas


domingo, 14 de julho de 2013

Acho ruim a gente ter que se aprisionar.

“Quero ler mais livros. Escutar mais músicas. Assistir mais filmes. Quero ter menos preguiça, sentar mais no chão, correr mais pelo parque. Sabe, essas coisas fazem com que eu me sinta livre. Acho ruim a gente ter que se aprisionar. Quero sair de noite, caminhar sem rumo, ficar olhando para o céu. Pode soar bobo, mas isso pra mim é tão importante.”


(Clarissa Corrêa)

Mais ou menos por aí...


quinta-feira, 11 de julho de 2013

domingo, 7 de julho de 2013

Ser tão distraída

“Se ao menos pudesse voltar a ser tão distraída. A sentir tanto amor sem saber.”

(A menina que roubava livros - Markus Zusak)

domingo, 30 de junho de 2013

Isso para mim é viver.

Quero um dia frio, um bom lugar pra ler um livro. Quero descansar à tarde, chegar até a praia, ver se o vento ainda está forte. Quero fugir. Para outro lugar. Quero deixar vir do coração, soltar a louca, arder de paixão. Quero viver dias de sol. Quero ter mais alma para dar. Isso para mim é viver.



B.S.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Às minhas flores.

Não as vejo todos os dias. As minhas flores. Mas quando as vejo, é como se uma parte da minha vida parasse e se resumisse ali. Sou como o pequeno príncipe, uma das princesas de um reino que apenas eu e uma irmã conhecemos. Não temos vulcões para limpar, não temos cercas nem cúpulas para as nossas flores, nem tão pouco podemos pedir que nos construam um cercado para protegê-las do mundo. Não podemos pedir que estejam sempre conosco, não podemos estar sempre ao lado delas, mas regamos com nosso amor sempre que podemos passar perto, lhes observar, e lhes cativar. Talvez, e provavelmente, venham a existir outras princesas e/ou príncipes, talvez outras pessoas queiram regar as nossas flores e não peço que isto não aconteça, pois assim teremos a garantia de que elas estarão sempre sorridentes e com suas pétalas esbeltas, cheias de alegria. É isso. Peço que quando não formos mais as princesas principais, que outros apareçam e as reguem, que cuidem da mesma forma que nós, que não pisem, não deixem carneiros se aproximarem. É o que podemos pedir. Princesas hoje, queremos ser para sempre, assim como vocês serão nossas eternas flores, nossas eternas rosas e eternamente responsáveis por nós, afinal, nos tornamos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos.


B.S.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Eles jamais morrem.

      Sonhos de infância são como Peter Pan: vivem escondidos de toda a população, mas às vezes aparecem de surpresa, te fazendo acreditar que é capaz de tudo. Eles jamais morrem. Vivem para sempre, sem serem notados, porém acesos dentro de nós, ainda que discretamente.
          Todas as vezes que algum detalhe faz você trazê-lo a tona, ele retorna fazendo seu coração bater e se encher de esperanças novamente. Esse momentos representam a infância guardada dentro de ti, os momentos nos quais você olhou para o céu e sorriu, achando que seria a coisa mais fácil sair pelo mundo fazendo tudo virar realidade.


B.S.

sábado, 22 de junho de 2013

Porque já tentaram demais...

"Eles se amam, mas não foram feitos para ficarem juntos. Ela quer ele e ele só pensa nela. Mas não nasceram um para o outro. E eles sabem, porque já tentaram demais, e se machucaram também. Ele sempre vai lembrar dela, e ela vai reler todas as mensagens e textos que trocaram, todas as juras e promessas feitas… E vai ficar na memória, todos os momentos que queriam passar juntos e não puderam. Todas as vontades que tinham um com o outro. Ele vai querer que outra cure todas as mágoas, e ela que entende essas coisas do coração, não vai fazer nada, porque sabe que nunca vai esquecer ele. Sabe que por mais que nunca fiquem juntos, vão pertencer um ao outro.”


Um amuleto que a vida não me deu.

Queria ter uma irmã. Não precisava ser gêmea – apesar de acreditar ser o máximo ter uma irmã gêmea. Bastava que fosse uma irmã. Um pouco mais nova, um pouco mais velha, algo assim. Seria uma companheira, sempre. Deitaríamos em nossas camas, de lados opostos de um mesmo quarto, e conversaríamos sobre colégio, amigos, namorados ou brigaríamos, quem sabe. Ou talvez não falássemos nada, mas a sensação de alguém por perto seria relaxante. Eu pensaria: “Se precisar, há alguém por perto”.
Eu passaria minha infância brigando por brinquedos, xingando-a e sendo xingada, possivelmente, mas seria uma infância feliz, porque eu sempre teria alguém para brincar. Eu seria inspiração para alguém ou teria alguém em quem me inspirar. Eu sempre teria alguém para me livrar de encrencas, tiraríamos fotos bizarras daquelas que só nós saberíamos da existência, haveria alguém sempre sabendo o que eu quero ganhar de aniversário, com roupas em quantidade duplicada, eu sempre teria o que vestir para qualquer ocasião. A minha irmã seria minha confidente, aquela a quem eu contaria os meus problemas mais idiotas e seria ouvida e compreendida, ela seria minha companheira de passeios quando eu aprendesse a dirigir e passaríamos horas fora de casa rindo, falando da vida dos outros, comendo besteira e comprando livros – Sim. Ela gostaria de livros nem que eu precisasse enfiá-los guela abaixo.

Eu queria. Mas essa não é uma das coisas as quais podemos fazer algo para resolver. Depois de quase 20 anos, percebo uma certa solidão. Ficar acordada até tarde pensando no mundo não é lá das coisas mais confortantes quando se está sozinha. Os amigos? São ótimos. Realmente incríveis. Mas e quando eles tiverem ou quiserem se afastar? Estão no seu direito. Uma irmã, por mais que haja momentos de ódio e vontade de matar, jamais se afastará e será sempre um amuleto. Sinto falta desse amuleto. Sinto falta de um presente que a vida, infelizmente, não me deu. 



B.S.


Hoje em dia sou mais contida

Problema todo mundo tem. Mas ele é que nem planta: se a gente rega ele cresce e se espalha por toda a vida. Todo mundo tem problemas, em maior ou menor grau. E não pense que minha vida é cor de rosa e toda boa porque não é. Estou cheia de problemas, cheia mesmo. É que nem todo mundo sabe, eu não conto. Hoje em dia sou mais contida, guardo as coisas pra mim, não saio falando dos meus problemas e das minhas neuroses para ninguém…

— Clarissa Corrêa

Promise me!





"Promise me
You'll always be
Happy by my side
I promise to
Sing to you
When all the music dies"

Não, que eu saiba.


Um grande obrigada

O dia 15 de outubro sempre me trará aquelas boas lembranças de tantos bons professores que foram bons não só na sua profissão, mas exercendo a sua função de pessoa como um todo. É incrível como, ao chegar o fim da vida colegial, nos damos conta de quantos professores incríveis tivemos, de quantas coisas que são parte do nosso conhecimento nós aprendemos com eles. Quer dizer, o quão sensacional é poder agregar informações de dezenas de pessoas e jamais esquecê-las? Acho que essa é uma das coisas mais magníficas na relação entre um professor e seus alunos.
No geral, gostaria de parabenizar a todos. Todos os que foram bons educadores, ou aqueles que foram “só” professores. Porque sim, existe uma gran
de diferença entre os dois termos. Agradeço aos “só” professores porque, de alguma forma, vocês influenciaram na minha forma de ver o mundo. Mostraram-me que nem tudo é perfeito e teremos que lidar com todo o tipo de pessoa em todas as áreas da vida, que seremos obrigados a fazer algo que não gostamos e será preciso muito esforço para isso. Obrigada a vocês também, porque com alguns exemplos não tão bons, aprendemos o outro lado da vida.
Aos Educadores... Há tanta coisa que eu gostaria de lhes dizer. Em primeiro lugar, obrigada por terem surgido no meu caminho até agora. Tenho certeza que todos vocês os quais considerei grandes educadores sabem o quanto vocês foram importantes para mim, pois, de alguma forma, tentei lhes mostrar isso. Agradeço porque vocês me transmitiram conhecimentos inéditos e foram responsáveis por sorrisos no meu rosto em alguns dias que, talvez se não por vocês, eles não apareceriam.
O dia de hoje não é o único pelo qual eu agradeço a existência de cada um de vocês, mas é o dia no qual posso ressaltar ainda mais. Espero que vocês tenham orgulho de fazer o que fazem, que sejam felizes assim, porque eu, como aluna, tenho muito orgulho de ter passado na carreira de vocês e sinto-me feliz pelas grandes oportunidades, pelos grandes exemplos (de carreira e de vida), pelo grande sentimento que nasceu em mim devido à convivência com vocês.


Um grande obrigada aos profissionais que deveriam ser mais valorizados no país.

Feliz dia dos professores!


B.S.

Uma versão da verdade

      As verdadeiras histórias de amor começam a partir de momentos súbitos. São aquelas que decorrem sem que ambas as partes se deem conta da existência. De repente, num futuro bem distante, ao olhar para trás percebe-se o quão incrível foi o caminho percorrido. Aí sim, nota-se cada frase dita quando não se achava que nada de extraordinário poderia acontecer, cada mensagem subliminar nos comportamentos, nos olhares, nos cumprimentos e, em plena era digital, nas conversas online. Afinal, quem sabe se daqui a algum tempo os registros de conversas online não serão material de base para livros que contarão grandes histórias de amor?

         As coisas começam quando duas pessoas se conhecem. Seja por intermédio de amigos, no colégio, faculdade ou cursos, seja morando no mesmo condomínio, ou tantas outras hipóteses mais. As pessoas se olham, conversam um pouco – sempre aquela conversa com um teor de “estou pensando no que falar. Não quero passar uma má impressão” – e se despedem, sem nenhuma pretensão de que aquilo aconteça novamente. Nas suas reflexões a informação sobre o novo ser introduzido na sua vida é apenas “conheci alguém novo hoje”, e o cérebro interpreta como mais uma informação qualquer, guardando-a num canto afastado da memória.

         Passados alguns meses, seus amigos começam a questionar quem é aquele novo alguém desconhecido por eles. Você se dá conta que não sabe se responde que é um amigo ou um colega. Esse é o grande perigo, a indecisão sobre qual é sua relação com aquele ser humano com quem você tanto gosta de conversar, que te faz sentir à vontade, te faz rir e não pede nada em troca. Até então, não há nada que te faça imaginar algo além de uma provável amizade.

De repente coisas diferentes começam a acontecer, as pessoas perguntam se vocês são namorados, vocês trocam músicas e começam a passar mais momentos juntos do que esperavam ser possível. Suas ideias nunca mais serão as mesmas, tampouco o seu coração. O amor ensaiou sua aproximação, chegou, colou no seu peito e você nem sequer percebeu, até sentir um nervoso inesperado perto de alguém que antes lhe foi tão comum. O amor tem dessas coisas de chegar sem pedir licença e não avisar até quando vai ficar. Talvez porque a sua intenção é permanecer ali para sempre.

Há quem diga que amor acaba sim. Pode ser verdade, porque não? Todavia, filósofos já diziam: Uma verdade nunca é absoluta. Uma versão da verdade que prefiro acreditar, é que os amores verdadeiros jamais serão apagados do coração. Talvez até da memória, mas não do coração. E é claro que pode haver mais de um amor. Provavelmente serão sentidos de formas diferentes, mas serão sim amores e igualmente inesquecíveis até o fim dos seus dias.


B.S.

Todo mundo tem


Quem sabe das armadilhas da vida?

Tudo decorreu como
se fossemos dois animais irracionais.
Um agindo sem pensar,
O outro pensando demais.

Sabíamos quem éramos.
Hoje não mais.
Pergunto-me quem sou
e quem você se tornou?
Estranho que tenhamos nos tornado
completamente alheios um ao outro.

Quem sabe das armadilhas da vida?
Se no futuro nos encontraremos
E tudo vai funcionar?
Se teremos filhos, vamos nos casar?
Quem sabe?


Há realmente alguém que possa afirmar?


B.S.

Um carnaval que não brinquei


"Você vai dizer: Meu Deus como vale a pena a gente ser fiel!"


"[...] Vão dizer que você nasceu pra vencer
Que já sabiam porque você
Tinha mesmo cara de vencedor
E que se Deus quer agir, ninguém pode impedir
Então você verá cumprir cada palavra
Que o Senhor falou [...]"

Sabor de Mel - Damares

Dos pequenos gestos, saem grandes soluções...

"... nem do dinheiro."



"Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos. Que as pessoas saibam falar, calar, e acima de tudo ouvir. Que tenham amor ou então sintam falta de não tê-lo. Que tenham ideais e medo de perdê-lo. Que amem ao próximo e respeitem sua dor. Para que tenhamos certeza de que: Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade."




(Carlos Drummond de Andrade)




Parabéns, Ruivinha!

   Os anos passam e o sentimento não vai embora. É tanto tempo, são tantos aniversários comemorados... E mais uma vez tenho a grande felicidade de poder te desejar parabéns, ruivinha. Desejo que você cresça a cada dia renovando seus sonhos, se enchendo de esperanças num futuro incrível, correndo atrás dos seus objetivos e com a força de Deus sempre te levando pelos melhores caminhos para isso.

   Desejo que você tenha muita saúde, que as pessoas que você ama estejam sempre do seu lado, que jamais se deprima por nada no mundo (mas que, se isso acontecer, você tenha a quem recorrer para chorar e não se perca jamais), que sua família te apoie nas suas escolhas e que elas te tragam muitos frutos maravilhosos.

    Desejo tudo aquilo que uma amiga que te ama pode desejar.  E aquelas coisas todas que por mais clichê que sejam, são a base para que todo o resto possa se concretizar: Saúde, felicidade, perseverança, amizades incríveis e muito amor por todos os lados. Desejo que você esteja bem e que cuidem de você nos momentos em que eu não posso, que te abracem quando precisar, sem que tenha que pedir por isso.

   Mantenha sempre seu sorriso lindo nos lábios e espero ouvir muito ainda essa sua voz fofuxa repetindo “poRRRRRRRRRta” para nós no Whatsapp, espero te abraçar e não ter vontade de soltar jamais, que o Ozzy continue fazendo você gargalhar e babar, e que seu príncipe seja sempre um príncipe e cuide de você da forma que você merece. Parabéns, de alguém que te ama muito e sente muita saudade!



Never forget how beautiful you are.

Brenda.

U


Uma, duas, três vezes ou mais

      Saí de casa numa certa manhã e percebi que tudo estava diferente. A tecnologia dominava o mundo. Não havia mais sinaleiras, não havia mais garçons anotando pedidos nos bares e lanchonetes, não havia professores. Os pais não conversavam mais com os filhos, os amigos não andavam gargalhando na rua.
      No trânsito, os carros paravam quando seus celulares apitavam com novas notificações de redes sociais, todos ao mesmo tempo. Os pedestres notavam sua vez de atravessar, quando a WiFi de seus celulares perdia o sinal. Os pedidos nos restaurantes eram realizados via sms e os atendentes, de longe, executavam as refeições. Pais e filhos se comunicavam via facebook, dizendo, da sala para o quarto: “O almoço está na mesa!”. Os amigos não estavam mais na rua, os amigos já não eram mais verdadeiros amigos, não tinham abraço, não conversavam, só ligados na tela de um computador. Os professores? Coitados... Substituídos por máquinas e mais máquinas, incapazes de negar duas linhas na internet que resumiam todo o seu estudo e tornavam insignificantes quaisquer de suas explicações.
         “Que mundo é este?” Me perguntei quando dei um passo para fora de casa. Meu celular estava na bolsa e eu era o único ser humano capaz de notar o céu azul, os pássaros cantando e pousando perto de mim, os cachorros sentados em frente a frangos girando na calçada. Tentei até perguntar, juro. “Boa tarde, pode me explicar porque tudo está tão diferente?”, mas o que tive foram cinco dedos levantados em sinal de ‘estou muito ocupado, lhe darei atenção num minuto’. E 10 segundos depois, quando sua internet caiu, atravessou a rua sem nem olhar para trás.
        Samsung e Nokia são assuntos mais citados do que amor e amizade. Como? Por que? As previsões do passado eram de que o mundo evoluiria, mas não é isso que observo quando paro por 10 segundos para olhar para o lado nas ruas. Isso não é evolução. Evolução é desenvolver o cérebro e o coração, em passos análogos. Evolução é unir as pessoas, aumentar o prazer de viver, aumentar o viver.
         Não é esse o meu mundo. Não foi aqui que nasci. Vou voltar para a cama, onde as coisas ainda são reais e a vida ainda é de sonhos. Vou dormir e rezar uma, duas, três vezes ou mais, para acordar no mundo de 10 anos atrás: A internet já havia nascido e ajudava em alguns problemas, mas as pessoas ainda sorriam na porta de casa, ainda conversavam sobre seus dias, ainda namoravam, e crianças ainda brincavam. Vou dormir, vou sonhar. Desejar ter um mundo tremendamente melhor outra vez.


B.S.

CASAMENTO, MODO DE USAR

Case-se com alguém que adore te escutar contando algo banal como o preço abusivo dos tomates, ou que entenda quando você precisar filosofar sobre os desamores de Nietzsche.

Case-se com alguém que você também adore ouvir. É fácil reconhecer uma voz com quem se deve casar; ela te tranquiliza e ao mesmo tempo te deixa eufórico como em sua infância, quando se ouvia o som do portão abrindo, dos pais finalmente chegando. Observe se não há desespero ou  insegurança no silêncio mútuo, assim sendo, case-se.
Se aquela pessoa não te faz rir, também não serve para casar. Vai chegar a hora em que tudo o que vocês poderão fazer, é rir de si mesmos. E não há nada mais cruel do que estar em apuros com alguém sem espontaneidade, sem vida nos olhos.
Case-se com alguém cheio de defeitos, irritante que seja, mas desconfie dos perfeitinhos que não se despenteiam. Fuja de quem conta pequenas mentiras durante o dia. Observe o caráter, antes de perceber as caspas.
Case-se com alguém por quem tenha tesão. Principalmente tesão de vida. Alguém que não lhe peça para melhorar, que não o critique gratuitamente, alguém que simplesmente seja tão gracioso e admirável que impregne em você a vontade de ser melhor e maior, para si mesmo.
Para se casar, bastam pequenas habilidades. Certifique-se de que um dos dois sabe cumpri-las. É preciso ter quem troque lâmpadas e quem siga uma receita sem atear fogo na cozinha; é preciso ter alguém que saiba fazer massagem nos pés e alguém que saiba escolher verduras no mercado. E assim segue-se: um faz bolinho de chuva, o outro escolhe bons filmes; um pendura o quadro e o outro cuida para que não fique torto. Tem aquele que escolhe os presentes para as festas de criança e aquele que sabe furar uma parede, e só a parede por ora. Essa é uma das grandes graças da coisa toda, ter uma boa equipe de dois.
Passamos tanto tempo observando se nos encaixamos na cama, se sentimos estalinhos no beijo, se nossos signos se complementam no zodíaco, que deixamos de prestar atenção no que realmente importa; os valores. Essa palavra antiga e, hoje assustadora, nunca deveria sair de moda.
Os lábios se buscam, os corpos encontram espaços, mas quando duas pessoas olham em direções diferentes, simplesmente não podem caminhar juntas. É duro, mas é a verdade. Sabendo que caminho quer trilhar, relaxe! A pessoa certa para casar certamente já o anda trilhando. Como reconhecê-la? Vocês estarão rindo. Rindo-se.
"I know I`ll see you again
Either far or soon
But I need you to know
That I care

And I Miss You"

Import is not an obligation?

"And we are here for many years
But still it seems that you are not here
Every time I talk, you turn
If import is not an obligation?"

Can I please come down?

" 'Cause tonight I'm feeling like an astronaut
Sending SOS from this tiny box
And I lost all signal when I lifted off
Now I'm stuck out here and the world forgot
Can I please come down, cause I'm tired of drifting round and round
Can I please come down?"

A uma desenhista nata, que se foi cedo demais...

Faz dois meses. Dois meses que meu celular tocou e eu estava terminando mais uma atividade do colégio. Recebi uma das piores notícias da minha vida e demorei a me conformar de que nada daquilo era um pesadelo. Atendi sorrindo e ouvi uma voz chorosa, num tom de desespero. Em 5 segundos minha voz se converteu ao mesmo estado, meu coração bateu forte, com uma dor profunda, uma parte do meu mundo caiu e muita coisa dentro de mim mudou. Como podia ser possível? Descobri que as respostas que mais esperamos são as que tem menor probabilidade de resposta.
Faz dois meses que penso em você todos os dias. Alguns mais, outros menos, de fato, mas todos os dias. Olho para determinados locais, falo determinadas coisas, sinto e imagino situações e percebo que você não está mais lá. Você entrou na minha vida de um jeito quase imperceptível, mas, graças a Deus, tive olhos bem apertos para te notar.
Obrigada por ter feito parte da minha vida durante 4 anos e meio. De inúmeras formas você mudou ela para melhor, me deu lições, me marcou como um todo. Não sei, e provavelmente nunca saberei, ao certo porque você decidiu nos deixar. Em parte entendo que você sentisse como se “não fizesse parte desse mundo”, mas gostaria de ter tido a chance de te dizer que poderia contar comigo para qualquer coisa. Infelizmente não consigo tirar isso da cabeça.
Não sei onde você está agora, mas espero que sinta-se melhor do que estava aqui, que esteja bem. Desejo te dizer que o último momento em que estive perto de você foi inesquecível. Aquele abraço estará na minha memória para todo o sempre, assim como determinadas situações onde você superou seu jeito reservado por mim (como no meu aniversário). Obrigada, e saiba que você foi e será sempre alguém importante na minha vida. Esteja bem, sempre.

Alguém que te amará para sempre,

Brenda.

"...porque você significa muito para mim..."

"[...] E embora eu não conheça você, acho que conheço, porque me parece uma boa pessoa. O tipo de pessoa que não se importaria de receber cartas de um garoto. O tipo de pessoa que entenderia como as cartas são melhores que um diário, porque existe uma comunhão que um diário não tem. Só quero que você não se preocupe comigo, ou pense que vai me encontrar, ou perca mais o seu tempo. Eu lamento muito que tenha perdido seu tempo comigo, porque você significa muito para mim, e eu espero que você tenha uma vida muito legal, porque acho que merece. De verdade. Espero que você pense o mesmo. Tudo bem, então. Adeus."

-- As vantagens de ser invisível 

A importância das coisas sem importância.

Filmes, livros e ídolos. Detalhes, coisas “sem importância”, que fazem um dia mudar de desastroso a incrível. Personagens ou pessoas que inspiram uma magia no olhar, no sorriso, naquilo que te fazem imaginar. Uma ou outra cena a qual faz esquecer o mundo e o peso que ele tem colocado em suas costas. Às vezes, um personagem nos contando seu sofrimento, faz com que a gente perceba tudo que temos e a sorte de não estarmos no seu lugar. Essa é uma das inúmeras belezas da leitura ou do cinema.

Já os ídolos, transbordam uma magia diferente, cheia de luz, sem comparação. Se um dia repetirem que são “coisas sem importância”, eu vou sorrir e pensar: “Que muita coisa sem importância continue fazendo parte da minha vida, afinal, nos piores momentos, são elas que me fazem sorrir”. E seguiremos. Fingindo que as pessoas sabem sobre nós, quando elas na verdade não fazem a mínima ideia.


B.S.

Castigo justo


O sorriso resplandecente nos lábios.

"Ela sorri das tolices que a vida já lhe deu; ela chora dos sonhos que nunca alcançou; ela chora quieta, mesmo com o sorriso resplandecente nos lábios."

(Victor Hugo Felipe)

Jovens sonhadores são ingênuos

"Jovens sonhadores são ingênuos
e só quebrando a cara aprenderão
que amor eterno é uma utopia, 
casamento perfeito, ilusão
príncipe encantado, fantasia, monogamia, 
o mesmo que prisão.."


(Não desista dos seus sonhos - Pimentas do Reino)

Desde quando amar é pecado?

"-Desde quando amar é pecado?
- Não sei, mas às vezes a gente acha que vai acabar magoando as pessoas que a gente ama...
- Mas deixando de falar não estaremos fazendo-as felizes, muito pelo contrário.
- Então, o mais certo a se fazer é dizer para todo mundo que a gente se ama?
- É tudo o que eu mais quero na minha vida!".


B.S. (Adaptado de uma cena de novela).

O compromisso de amar

It's not always rainbows and butterflies
It's compromise that moves us along
My heart is full and my door's always open
You can come anytime you want”


Isso define exatamente o que sinto agora, o que senti hoje. Não o que sinto todos os dias, tampouco o que tenho sentido nos últimos anos, mas o que sinto hoje. E basta. Sinto que é o compromisso, não com o outro, mas com o amor pelo outro, o compromisso de amar sabendo que não serão apenas bons momentos, que serão momentos de insegurança e medo os quais me farão refletir com maturidade suficiente para decidir com a cabeça, porém em prol do meu coração. Meu coração está cheio, de amor, de alegria, dos meus problemas também, por que não?! Mas está sempre aberto para você. Não sei como conseguiu isso, não sei quando isso aconteceu, mas apesar de todas as besteiras que passam na minha mente, isso é o que parece certo AGORA. O sentimento, a sensação, o “nós”. 

!


20 de Julho.

     Dia do Amigo. 20 de Julho. De certa forma, acho uma afronta dias para pessoas tão importantes (quanto mães, pais, avós e amigos) sequer existirem. Nesses dias as pessoas acordam e parece ser o único dia em que percebem a real importância de cada um desses seres-humanos em suas vidas. Não devemos dizer “Eu te amo e obrigada por tudo” somente nesses dias, porém, ainda assim, é o que a maioria faz.
   Mas já que o dia existe, que ele seja o dia em que olhamos nos olhos dessas pessoas, ou lhes telefonamos, quando não moramos perto, para dizer o quão elas foram tão importantes para nós. Os amigos não estão conosco todos os dias, não dormem conosco todos os dias, não são responsáveis por cada passo que damos, mas ainda assim se tornam parte da nossa família, não importa a quanto tempo estejam por perto.
      Vocês amigos são tão surreais, sabiam? Deus escolhe determinadas pessoas e as une a nós por sangue com esse tal amor incondicional. Mas com vocês amigos, Deus não fez questão de dar o mesmo sangue. De alguma forma ele soube que o sangue não é o único elo entre as pessoas e assim deu aquele empurrãozinho para os caminhos das pessoas certas se cruzarem. No primeiro momento que trocamos palavras, não temos como saber se estamos falando com um dos nossos futuros melhores amigos. Isso é tão emocionante, não?! Digo, em um minuto estamos descobrindo nome, sobrenome, endereço, o que faz da vida, do que essa pessoa gosta e dias ou meses depois estamos contando nossos maiores segredos, nossos maiores medos, estamos compartilhando os nossos defeitos e sendo compreendidos. Tudo isso por causa de alguns minutos de conversa naquele primeiro dia.
     Quando olhamos para trás percebemos o caminho maravilhoso que Deus trilhou para nós. Porque sim, só pode ser ele a colocar bases tão fortes nas nossas vidas, como são os nossos amigos, certo? Quem mais escreveria histórias tão maravilhosas nas linhas dos nossos caminhos? Concluo que os meus amigos só podem ser anjos. Eles não tem asas, não sabem voar, mas tem a característica perfeita: Sabem me amar como eu sou.
  Devo ter me perdido no meio das palavras, ao colocar meus sentimentos, os quais gritam dentro do peito, para fora. Talvez os meus amigos não entendam, mas tudo que faço, todos os dias, por mais absurdo que pareça, é esperando o seu bem. Mesmo que não percebam certas coisas que faço (e alguns às vezes realmente não notam), os faço pensando no bem vocês. Deixo de lado algumas opiniões minhas, porque os vejo sorrindo mesmo que eu discorde do acontecido, deixo de lado meus medos para acompanhá-los num caminho quando precisam de mim, porque sei que será importante e inesquecível para vocês. Deixo de lado, às vezes, até os meus compromissos, pois sei que nem sempre eles valerão tão a pena quanto dar alguns passos lado a lado com vocês.
     Cada um de vocês, cada um desses anos, cada um desses momentos, serão levados para mim por toda a minha vida. Serão os pilares que sustentarão a minha estrutura quando eu sentir que estou prestes a desabar. Sempre lembrarei das palavras de encorajamento que vocês me disseram algum dia e tentarei fazê-las funcionar. Se não é para tanto amor e suporte, para que seriam feitos os amigos? Amizade para mim se resume a isso: Amar acima das barreiras físicas, acima dos defeitos e entender que ninguém é perfeito, mas pode ser perfeito para nós se reconhecermos que cada um desses detalhes não chega perto de um conjunto que um amigo é.
Vocês, meus anjos, obrigada por existirem na minha vida. Alguns a mais tempo que outros, porém não por isso com menos amor. Se a distância algum dia atravessar a nossa amizade, que jamais esqueçam das palavras de uma futura psicóloga. Tudo na vida passa. Toda dor emocional se torna saudade ou uma lição de vida. Que jamais chorem em vão e, se precisarem colocar algo para fora, me liguem e estarei lá mesmo que seja só para ouvir os soluços que acompanham as suas lágrimas.

Eu amo vocês, isso é o que resume tudo que venho dizendo até agora.


Especialmente para vocês: Lorena Senra, Brenda Capinan, Murilo Oliveira, Helena Nani, Morgana Moreno, Rafael Coelho, Marcus Guedes, Caroline Ribeiro, Vitor Souza, Gianini Araújo, Raiana Said, Larissa Tavares, Bárbara Frasson, Karine dos Reis. 

"You are too beautiful..." - A Caskett love song.

Sometimes I'm overpowered
Simply by the sight of you

               

Sometimes I'm overwhelmed
By merely standing next to you
Having you next to me



Sound of your voice leaves me speechless
Sometimes my heart could just overflow


Sometimes I look at you and I got to
Catch my breath


You are too beautiful
Sometimes it's too much for me
And I can't believe in my eyes


Sometimes I've got to catch my breath
Sometimes I'm overcome
By feelings rushing over me


Sometimes being in your presence
Gets me weak
And you're all that I see


I never dreamed I could feel this
So much emotion it just fills my soul


Feel so much love for you that I got to
Catch my breath


You are too beautiful
Sometimes it's too much for me
And I can't believe my eyes
Sometimes I've got to catch my breath



(Catch My Breath - Daniel Boaventura) 


"Enquanto você ama o que eu escrevo..."

Enquanto você ama o que eu escrevo,
Eu amo você, pelo seu jeito.
Enquanto você acha que entende,
Eu espero você perceber o "a gente".
Enquanto você, aos homens errados, jura amor eterno
Eu no meu canto, sorrio...

Mesmo chorando por dentro,
Mesmo nesse choro eterno.

Moysés Ribeiro.


The phrase of the day.

"There's nothing else I can do but love you the best that I can."


Lágrimas


Acho ruim a gente ter que se aprisionar.

“Quero ler mais livros. Escutar mais músicas. Assistir mais filmes. Quero ter menos preguiça, sentar mais no chão, correr mais pelo parque. Sabe, essas coisas fazem com que eu me sinta livre. Acho ruim a gente ter que se aprisionar. Quero sair de noite, caminhar sem rumo, ficar olhando para o céu. Pode soar bobo, mas isso pra mim é tão importante.”


(Clarissa Corrêa)

Mais ou menos por aí...


Ser tão distraída

“Se ao menos pudesse voltar a ser tão distraída. A sentir tanto amor sem saber.”

(A menina que roubava livros - Markus Zusak)

Isso para mim é viver.

Quero um dia frio, um bom lugar pra ler um livro. Quero descansar à tarde, chegar até a praia, ver se o vento ainda está forte. Quero fugir. Para outro lugar. Quero deixar vir do coração, soltar a louca, arder de paixão. Quero viver dias de sol. Quero ter mais alma para dar. Isso para mim é viver.



B.S.

Às minhas flores.

Não as vejo todos os dias. As minhas flores. Mas quando as vejo, é como se uma parte da minha vida parasse e se resumisse ali. Sou como o pequeno príncipe, uma das princesas de um reino que apenas eu e uma irmã conhecemos. Não temos vulcões para limpar, não temos cercas nem cúpulas para as nossas flores, nem tão pouco podemos pedir que nos construam um cercado para protegê-las do mundo. Não podemos pedir que estejam sempre conosco, não podemos estar sempre ao lado delas, mas regamos com nosso amor sempre que podemos passar perto, lhes observar, e lhes cativar. Talvez, e provavelmente, venham a existir outras princesas e/ou príncipes, talvez outras pessoas queiram regar as nossas flores e não peço que isto não aconteça, pois assim teremos a garantia de que elas estarão sempre sorridentes e com suas pétalas esbeltas, cheias de alegria. É isso. Peço que quando não formos mais as princesas principais, que outros apareçam e as reguem, que cuidem da mesma forma que nós, que não pisem, não deixem carneiros se aproximarem. É o que podemos pedir. Princesas hoje, queremos ser para sempre, assim como vocês serão nossas eternas flores, nossas eternas rosas e eternamente responsáveis por nós, afinal, nos tornamos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos.


B.S.

Eles jamais morrem.

      Sonhos de infância são como Peter Pan: vivem escondidos de toda a população, mas às vezes aparecem de surpresa, te fazendo acreditar que é capaz de tudo. Eles jamais morrem. Vivem para sempre, sem serem notados, porém acesos dentro de nós, ainda que discretamente.
          Todas as vezes que algum detalhe faz você trazê-lo a tona, ele retorna fazendo seu coração bater e se encher de esperanças novamente. Esse momentos representam a infância guardada dentro de ti, os momentos nos quais você olhou para o céu e sorriu, achando que seria a coisa mais fácil sair pelo mundo fazendo tudo virar realidade.


B.S.

Porque já tentaram demais...

"Eles se amam, mas não foram feitos para ficarem juntos. Ela quer ele e ele só pensa nela. Mas não nasceram um para o outro. E eles sabem, porque já tentaram demais, e se machucaram também. Ele sempre vai lembrar dela, e ela vai reler todas as mensagens e textos que trocaram, todas as juras e promessas feitas… E vai ficar na memória, todos os momentos que queriam passar juntos e não puderam. Todas as vontades que tinham um com o outro. Ele vai querer que outra cure todas as mágoas, e ela que entende essas coisas do coração, não vai fazer nada, porque sabe que nunca vai esquecer ele. Sabe que por mais que nunca fiquem juntos, vão pertencer um ao outro.”


Um amuleto que a vida não me deu.

Queria ter uma irmã. Não precisava ser gêmea – apesar de acreditar ser o máximo ter uma irmã gêmea. Bastava que fosse uma irmã. Um pouco mais nova, um pouco mais velha, algo assim. Seria uma companheira, sempre. Deitaríamos em nossas camas, de lados opostos de um mesmo quarto, e conversaríamos sobre colégio, amigos, namorados ou brigaríamos, quem sabe. Ou talvez não falássemos nada, mas a sensação de alguém por perto seria relaxante. Eu pensaria: “Se precisar, há alguém por perto”.
Eu passaria minha infância brigando por brinquedos, xingando-a e sendo xingada, possivelmente, mas seria uma infância feliz, porque eu sempre teria alguém para brincar. Eu seria inspiração para alguém ou teria alguém em quem me inspirar. Eu sempre teria alguém para me livrar de encrencas, tiraríamos fotos bizarras daquelas que só nós saberíamos da existência, haveria alguém sempre sabendo o que eu quero ganhar de aniversário, com roupas em quantidade duplicada, eu sempre teria o que vestir para qualquer ocasião. A minha irmã seria minha confidente, aquela a quem eu contaria os meus problemas mais idiotas e seria ouvida e compreendida, ela seria minha companheira de passeios quando eu aprendesse a dirigir e passaríamos horas fora de casa rindo, falando da vida dos outros, comendo besteira e comprando livros – Sim. Ela gostaria de livros nem que eu precisasse enfiá-los guela abaixo.

Eu queria. Mas essa não é uma das coisas as quais podemos fazer algo para resolver. Depois de quase 20 anos, percebo uma certa solidão. Ficar acordada até tarde pensando no mundo não é lá das coisas mais confortantes quando se está sozinha. Os amigos? São ótimos. Realmente incríveis. Mas e quando eles tiverem ou quiserem se afastar? Estão no seu direito. Uma irmã, por mais que haja momentos de ódio e vontade de matar, jamais se afastará e será sempre um amuleto. Sinto falta desse amuleto. Sinto falta de um presente que a vida, infelizmente, não me deu. 



B.S.


Hoje em dia sou mais contida

Problema todo mundo tem. Mas ele é que nem planta: se a gente rega ele cresce e se espalha por toda a vida. Todo mundo tem problemas, em maior ou menor grau. E não pense que minha vida é cor de rosa e toda boa porque não é. Estou cheia de problemas, cheia mesmo. É que nem todo mundo sabe, eu não conto. Hoje em dia sou mais contida, guardo as coisas pra mim, não saio falando dos meus problemas e das minhas neuroses para ninguém…

— Clarissa Corrêa

Promise me!





"Promise me
You'll always be
Happy by my side
I promise to
Sing to you
When all the music dies"

Não, que eu saiba.


Um grande obrigada

O dia 15 de outubro sempre me trará aquelas boas lembranças de tantos bons professores que foram bons não só na sua profissão, mas exercendo a sua função de pessoa como um todo. É incrível como, ao chegar o fim da vida colegial, nos damos conta de quantos professores incríveis tivemos, de quantas coisas que são parte do nosso conhecimento nós aprendemos com eles. Quer dizer, o quão sensacional é poder agregar informações de dezenas de pessoas e jamais esquecê-las? Acho que essa é uma das coisas mais magníficas na relação entre um professor e seus alunos.
No geral, gostaria de parabenizar a todos. Todos os que foram bons educadores, ou aqueles que foram “só” professores. Porque sim, existe uma gran
de diferença entre os dois termos. Agradeço aos “só” professores porque, de alguma forma, vocês influenciaram na minha forma de ver o mundo. Mostraram-me que nem tudo é perfeito e teremos que lidar com todo o tipo de pessoa em todas as áreas da vida, que seremos obrigados a fazer algo que não gostamos e será preciso muito esforço para isso. Obrigada a vocês também, porque com alguns exemplos não tão bons, aprendemos o outro lado da vida.
Aos Educadores... Há tanta coisa que eu gostaria de lhes dizer. Em primeiro lugar, obrigada por terem surgido no meu caminho até agora. Tenho certeza que todos vocês os quais considerei grandes educadores sabem o quanto vocês foram importantes para mim, pois, de alguma forma, tentei lhes mostrar isso. Agradeço porque vocês me transmitiram conhecimentos inéditos e foram responsáveis por sorrisos no meu rosto em alguns dias que, talvez se não por vocês, eles não apareceriam.
O dia de hoje não é o único pelo qual eu agradeço a existência de cada um de vocês, mas é o dia no qual posso ressaltar ainda mais. Espero que vocês tenham orgulho de fazer o que fazem, que sejam felizes assim, porque eu, como aluna, tenho muito orgulho de ter passado na carreira de vocês e sinto-me feliz pelas grandes oportunidades, pelos grandes exemplos (de carreira e de vida), pelo grande sentimento que nasceu em mim devido à convivência com vocês.


Um grande obrigada aos profissionais que deveriam ser mais valorizados no país.

Feliz dia dos professores!


B.S.

Uma versão da verdade

      As verdadeiras histórias de amor começam a partir de momentos súbitos. São aquelas que decorrem sem que ambas as partes se deem conta da existência. De repente, num futuro bem distante, ao olhar para trás percebe-se o quão incrível foi o caminho percorrido. Aí sim, nota-se cada frase dita quando não se achava que nada de extraordinário poderia acontecer, cada mensagem subliminar nos comportamentos, nos olhares, nos cumprimentos e, em plena era digital, nas conversas online. Afinal, quem sabe se daqui a algum tempo os registros de conversas online não serão material de base para livros que contarão grandes histórias de amor?

         As coisas começam quando duas pessoas se conhecem. Seja por intermédio de amigos, no colégio, faculdade ou cursos, seja morando no mesmo condomínio, ou tantas outras hipóteses mais. As pessoas se olham, conversam um pouco – sempre aquela conversa com um teor de “estou pensando no que falar. Não quero passar uma má impressão” – e se despedem, sem nenhuma pretensão de que aquilo aconteça novamente. Nas suas reflexões a informação sobre o novo ser introduzido na sua vida é apenas “conheci alguém novo hoje”, e o cérebro interpreta como mais uma informação qualquer, guardando-a num canto afastado da memória.

         Passados alguns meses, seus amigos começam a questionar quem é aquele novo alguém desconhecido por eles. Você se dá conta que não sabe se responde que é um amigo ou um colega. Esse é o grande perigo, a indecisão sobre qual é sua relação com aquele ser humano com quem você tanto gosta de conversar, que te faz sentir à vontade, te faz rir e não pede nada em troca. Até então, não há nada que te faça imaginar algo além de uma provável amizade.

De repente coisas diferentes começam a acontecer, as pessoas perguntam se vocês são namorados, vocês trocam músicas e começam a passar mais momentos juntos do que esperavam ser possível. Suas ideias nunca mais serão as mesmas, tampouco o seu coração. O amor ensaiou sua aproximação, chegou, colou no seu peito e você nem sequer percebeu, até sentir um nervoso inesperado perto de alguém que antes lhe foi tão comum. O amor tem dessas coisas de chegar sem pedir licença e não avisar até quando vai ficar. Talvez porque a sua intenção é permanecer ali para sempre.

Há quem diga que amor acaba sim. Pode ser verdade, porque não? Todavia, filósofos já diziam: Uma verdade nunca é absoluta. Uma versão da verdade que prefiro acreditar, é que os amores verdadeiros jamais serão apagados do coração. Talvez até da memória, mas não do coração. E é claro que pode haver mais de um amor. Provavelmente serão sentidos de formas diferentes, mas serão sim amores e igualmente inesquecíveis até o fim dos seus dias.


B.S.

Todo mundo tem


Quem sabe das armadilhas da vida?

Tudo decorreu como
se fossemos dois animais irracionais.
Um agindo sem pensar,
O outro pensando demais.

Sabíamos quem éramos.
Hoje não mais.
Pergunto-me quem sou
e quem você se tornou?
Estranho que tenhamos nos tornado
completamente alheios um ao outro.

Quem sabe das armadilhas da vida?
Se no futuro nos encontraremos
E tudo vai funcionar?
Se teremos filhos, vamos nos casar?
Quem sabe?


Há realmente alguém que possa afirmar?


B.S.

Um carnaval que não brinquei


"Você vai dizer: Meu Deus como vale a pena a gente ser fiel!"


"[...] Vão dizer que você nasceu pra vencer
Que já sabiam porque você
Tinha mesmo cara de vencedor
E que se Deus quer agir, ninguém pode impedir
Então você verá cumprir cada palavra
Que o Senhor falou [...]"

Sabor de Mel - Damares

Dos pequenos gestos, saem grandes soluções...

"... nem do dinheiro."



"Que a felicidade não dependa do tempo, nem da paisagem, nem da sorte, nem do dinheiro. Que ela possa vir com toda simplicidade, de dentro para fora, de cada um para todos. Que as pessoas saibam falar, calar, e acima de tudo ouvir. Que tenham amor ou então sintam falta de não tê-lo. Que tenham ideais e medo de perdê-lo. Que amem ao próximo e respeitem sua dor. Para que tenhamos certeza de que: Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade."




(Carlos Drummond de Andrade)




Parabéns, Ruivinha!

   Os anos passam e o sentimento não vai embora. É tanto tempo, são tantos aniversários comemorados... E mais uma vez tenho a grande felicidade de poder te desejar parabéns, ruivinha. Desejo que você cresça a cada dia renovando seus sonhos, se enchendo de esperanças num futuro incrível, correndo atrás dos seus objetivos e com a força de Deus sempre te levando pelos melhores caminhos para isso.

   Desejo que você tenha muita saúde, que as pessoas que você ama estejam sempre do seu lado, que jamais se deprima por nada no mundo (mas que, se isso acontecer, você tenha a quem recorrer para chorar e não se perca jamais), que sua família te apoie nas suas escolhas e que elas te tragam muitos frutos maravilhosos.

    Desejo tudo aquilo que uma amiga que te ama pode desejar.  E aquelas coisas todas que por mais clichê que sejam, são a base para que todo o resto possa se concretizar: Saúde, felicidade, perseverança, amizades incríveis e muito amor por todos os lados. Desejo que você esteja bem e que cuidem de você nos momentos em que eu não posso, que te abracem quando precisar, sem que tenha que pedir por isso.

   Mantenha sempre seu sorriso lindo nos lábios e espero ouvir muito ainda essa sua voz fofuxa repetindo “poRRRRRRRRRta” para nós no Whatsapp, espero te abraçar e não ter vontade de soltar jamais, que o Ozzy continue fazendo você gargalhar e babar, e que seu príncipe seja sempre um príncipe e cuide de você da forma que você merece. Parabéns, de alguém que te ama muito e sente muita saudade!



Never forget how beautiful you are.

Brenda.

U


Uma, duas, três vezes ou mais

      Saí de casa numa certa manhã e percebi que tudo estava diferente. A tecnologia dominava o mundo. Não havia mais sinaleiras, não havia mais garçons anotando pedidos nos bares e lanchonetes, não havia professores. Os pais não conversavam mais com os filhos, os amigos não andavam gargalhando na rua.
      No trânsito, os carros paravam quando seus celulares apitavam com novas notificações de redes sociais, todos ao mesmo tempo. Os pedestres notavam sua vez de atravessar, quando a WiFi de seus celulares perdia o sinal. Os pedidos nos restaurantes eram realizados via sms e os atendentes, de longe, executavam as refeições. Pais e filhos se comunicavam via facebook, dizendo, da sala para o quarto: “O almoço está na mesa!”. Os amigos não estavam mais na rua, os amigos já não eram mais verdadeiros amigos, não tinham abraço, não conversavam, só ligados na tela de um computador. Os professores? Coitados... Substituídos por máquinas e mais máquinas, incapazes de negar duas linhas na internet que resumiam todo o seu estudo e tornavam insignificantes quaisquer de suas explicações.
         “Que mundo é este?” Me perguntei quando dei um passo para fora de casa. Meu celular estava na bolsa e eu era o único ser humano capaz de notar o céu azul, os pássaros cantando e pousando perto de mim, os cachorros sentados em frente a frangos girando na calçada. Tentei até perguntar, juro. “Boa tarde, pode me explicar porque tudo está tão diferente?”, mas o que tive foram cinco dedos levantados em sinal de ‘estou muito ocupado, lhe darei atenção num minuto’. E 10 segundos depois, quando sua internet caiu, atravessou a rua sem nem olhar para trás.
        Samsung e Nokia são assuntos mais citados do que amor e amizade. Como? Por que? As previsões do passado eram de que o mundo evoluiria, mas não é isso que observo quando paro por 10 segundos para olhar para o lado nas ruas. Isso não é evolução. Evolução é desenvolver o cérebro e o coração, em passos análogos. Evolução é unir as pessoas, aumentar o prazer de viver, aumentar o viver.
         Não é esse o meu mundo. Não foi aqui que nasci. Vou voltar para a cama, onde as coisas ainda são reais e a vida ainda é de sonhos. Vou dormir e rezar uma, duas, três vezes ou mais, para acordar no mundo de 10 anos atrás: A internet já havia nascido e ajudava em alguns problemas, mas as pessoas ainda sorriam na porta de casa, ainda conversavam sobre seus dias, ainda namoravam, e crianças ainda brincavam. Vou dormir, vou sonhar. Desejar ter um mundo tremendamente melhor outra vez.


B.S.

CASAMENTO, MODO DE USAR

Case-se com alguém que adore te escutar contando algo banal como o preço abusivo dos tomates, ou que entenda quando você precisar filosofar sobre os desamores de Nietzsche.

Case-se com alguém que você também adore ouvir. É fácil reconhecer uma voz com quem se deve casar; ela te tranquiliza e ao mesmo tempo te deixa eufórico como em sua infância, quando se ouvia o som do portão abrindo, dos pais finalmente chegando. Observe se não há desespero ou  insegurança no silêncio mútuo, assim sendo, case-se.
Se aquela pessoa não te faz rir, também não serve para casar. Vai chegar a hora em que tudo o que vocês poderão fazer, é rir de si mesmos. E não há nada mais cruel do que estar em apuros com alguém sem espontaneidade, sem vida nos olhos.
Case-se com alguém cheio de defeitos, irritante que seja, mas desconfie dos perfeitinhos que não se despenteiam. Fuja de quem conta pequenas mentiras durante o dia. Observe o caráter, antes de perceber as caspas.
Case-se com alguém por quem tenha tesão. Principalmente tesão de vida. Alguém que não lhe peça para melhorar, que não o critique gratuitamente, alguém que simplesmente seja tão gracioso e admirável que impregne em você a vontade de ser melhor e maior, para si mesmo.
Para se casar, bastam pequenas habilidades. Certifique-se de que um dos dois sabe cumpri-las. É preciso ter quem troque lâmpadas e quem siga uma receita sem atear fogo na cozinha; é preciso ter alguém que saiba fazer massagem nos pés e alguém que saiba escolher verduras no mercado. E assim segue-se: um faz bolinho de chuva, o outro escolhe bons filmes; um pendura o quadro e o outro cuida para que não fique torto. Tem aquele que escolhe os presentes para as festas de criança e aquele que sabe furar uma parede, e só a parede por ora. Essa é uma das grandes graças da coisa toda, ter uma boa equipe de dois.
Passamos tanto tempo observando se nos encaixamos na cama, se sentimos estalinhos no beijo, se nossos signos se complementam no zodíaco, que deixamos de prestar atenção no que realmente importa; os valores. Essa palavra antiga e, hoje assustadora, nunca deveria sair de moda.
Os lábios se buscam, os corpos encontram espaços, mas quando duas pessoas olham em direções diferentes, simplesmente não podem caminhar juntas. É duro, mas é a verdade. Sabendo que caminho quer trilhar, relaxe! A pessoa certa para casar certamente já o anda trilhando. Como reconhecê-la? Vocês estarão rindo. Rindo-se.
"I know I`ll see you again
Either far or soon
But I need you to know
That I care

And I Miss You"

Import is not an obligation?

"And we are here for many years
But still it seems that you are not here
Every time I talk, you turn
If import is not an obligation?"

Can I please come down?

" 'Cause tonight I'm feeling like an astronaut
Sending SOS from this tiny box
And I lost all signal when I lifted off
Now I'm stuck out here and the world forgot
Can I please come down, cause I'm tired of drifting round and round
Can I please come down?"

A uma desenhista nata, que se foi cedo demais...

Faz dois meses. Dois meses que meu celular tocou e eu estava terminando mais uma atividade do colégio. Recebi uma das piores notícias da minha vida e demorei a me conformar de que nada daquilo era um pesadelo. Atendi sorrindo e ouvi uma voz chorosa, num tom de desespero. Em 5 segundos minha voz se converteu ao mesmo estado, meu coração bateu forte, com uma dor profunda, uma parte do meu mundo caiu e muita coisa dentro de mim mudou. Como podia ser possível? Descobri que as respostas que mais esperamos são as que tem menor probabilidade de resposta.
Faz dois meses que penso em você todos os dias. Alguns mais, outros menos, de fato, mas todos os dias. Olho para determinados locais, falo determinadas coisas, sinto e imagino situações e percebo que você não está mais lá. Você entrou na minha vida de um jeito quase imperceptível, mas, graças a Deus, tive olhos bem apertos para te notar.
Obrigada por ter feito parte da minha vida durante 4 anos e meio. De inúmeras formas você mudou ela para melhor, me deu lições, me marcou como um todo. Não sei, e provavelmente nunca saberei, ao certo porque você decidiu nos deixar. Em parte entendo que você sentisse como se “não fizesse parte desse mundo”, mas gostaria de ter tido a chance de te dizer que poderia contar comigo para qualquer coisa. Infelizmente não consigo tirar isso da cabeça.
Não sei onde você está agora, mas espero que sinta-se melhor do que estava aqui, que esteja bem. Desejo te dizer que o último momento em que estive perto de você foi inesquecível. Aquele abraço estará na minha memória para todo o sempre, assim como determinadas situações onde você superou seu jeito reservado por mim (como no meu aniversário). Obrigada, e saiba que você foi e será sempre alguém importante na minha vida. Esteja bem, sempre.

Alguém que te amará para sempre,

Brenda.

"...porque você significa muito para mim..."

"[...] E embora eu não conheça você, acho que conheço, porque me parece uma boa pessoa. O tipo de pessoa que não se importaria de receber cartas de um garoto. O tipo de pessoa que entenderia como as cartas são melhores que um diário, porque existe uma comunhão que um diário não tem. Só quero que você não se preocupe comigo, ou pense que vai me encontrar, ou perca mais o seu tempo. Eu lamento muito que tenha perdido seu tempo comigo, porque você significa muito para mim, e eu espero que você tenha uma vida muito legal, porque acho que merece. De verdade. Espero que você pense o mesmo. Tudo bem, então. Adeus."

-- As vantagens de ser invisível 

A importância das coisas sem importância.

Filmes, livros e ídolos. Detalhes, coisas “sem importância”, que fazem um dia mudar de desastroso a incrível. Personagens ou pessoas que inspiram uma magia no olhar, no sorriso, naquilo que te fazem imaginar. Uma ou outra cena a qual faz esquecer o mundo e o peso que ele tem colocado em suas costas. Às vezes, um personagem nos contando seu sofrimento, faz com que a gente perceba tudo que temos e a sorte de não estarmos no seu lugar. Essa é uma das inúmeras belezas da leitura ou do cinema.

Já os ídolos, transbordam uma magia diferente, cheia de luz, sem comparação. Se um dia repetirem que são “coisas sem importância”, eu vou sorrir e pensar: “Que muita coisa sem importância continue fazendo parte da minha vida, afinal, nos piores momentos, são elas que me fazem sorrir”. E seguiremos. Fingindo que as pessoas sabem sobre nós, quando elas na verdade não fazem a mínima ideia.


B.S.

Castigo justo


O sorriso resplandecente nos lábios.

"Ela sorri das tolices que a vida já lhe deu; ela chora dos sonhos que nunca alcançou; ela chora quieta, mesmo com o sorriso resplandecente nos lábios."

(Victor Hugo Felipe)

Jovens sonhadores são ingênuos

"Jovens sonhadores são ingênuos
e só quebrando a cara aprenderão
que amor eterno é uma utopia, 
casamento perfeito, ilusão
príncipe encantado, fantasia, monogamia, 
o mesmo que prisão.."


(Não desista dos seus sonhos - Pimentas do Reino)

Desde quando amar é pecado?

"-Desde quando amar é pecado?
- Não sei, mas às vezes a gente acha que vai acabar magoando as pessoas que a gente ama...
- Mas deixando de falar não estaremos fazendo-as felizes, muito pelo contrário.
- Então, o mais certo a se fazer é dizer para todo mundo que a gente se ama?
- É tudo o que eu mais quero na minha vida!".


B.S. (Adaptado de uma cena de novela).

O compromisso de amar

It's not always rainbows and butterflies
It's compromise that moves us along
My heart is full and my door's always open
You can come anytime you want”


Isso define exatamente o que sinto agora, o que senti hoje. Não o que sinto todos os dias, tampouco o que tenho sentido nos últimos anos, mas o que sinto hoje. E basta. Sinto que é o compromisso, não com o outro, mas com o amor pelo outro, o compromisso de amar sabendo que não serão apenas bons momentos, que serão momentos de insegurança e medo os quais me farão refletir com maturidade suficiente para decidir com a cabeça, porém em prol do meu coração. Meu coração está cheio, de amor, de alegria, dos meus problemas também, por que não?! Mas está sempre aberto para você. Não sei como conseguiu isso, não sei quando isso aconteceu, mas apesar de todas as besteiras que passam na minha mente, isso é o que parece certo AGORA. O sentimento, a sensação, o “nós”. 

!


20 de Julho.

     Dia do Amigo. 20 de Julho. De certa forma, acho uma afronta dias para pessoas tão importantes (quanto mães, pais, avós e amigos) sequer existirem. Nesses dias as pessoas acordam e parece ser o único dia em que percebem a real importância de cada um desses seres-humanos em suas vidas. Não devemos dizer “Eu te amo e obrigada por tudo” somente nesses dias, porém, ainda assim, é o que a maioria faz.
   Mas já que o dia existe, que ele seja o dia em que olhamos nos olhos dessas pessoas, ou lhes telefonamos, quando não moramos perto, para dizer o quão elas foram tão importantes para nós. Os amigos não estão conosco todos os dias, não dormem conosco todos os dias, não são responsáveis por cada passo que damos, mas ainda assim se tornam parte da nossa família, não importa a quanto tempo estejam por perto.
      Vocês amigos são tão surreais, sabiam? Deus escolhe determinadas pessoas e as une a nós por sangue com esse tal amor incondicional. Mas com vocês amigos, Deus não fez questão de dar o mesmo sangue. De alguma forma ele soube que o sangue não é o único elo entre as pessoas e assim deu aquele empurrãozinho para os caminhos das pessoas certas se cruzarem. No primeiro momento que trocamos palavras, não temos como saber se estamos falando com um dos nossos futuros melhores amigos. Isso é tão emocionante, não?! Digo, em um minuto estamos descobrindo nome, sobrenome, endereço, o que faz da vida, do que essa pessoa gosta e dias ou meses depois estamos contando nossos maiores segredos, nossos maiores medos, estamos compartilhando os nossos defeitos e sendo compreendidos. Tudo isso por causa de alguns minutos de conversa naquele primeiro dia.
     Quando olhamos para trás percebemos o caminho maravilhoso que Deus trilhou para nós. Porque sim, só pode ser ele a colocar bases tão fortes nas nossas vidas, como são os nossos amigos, certo? Quem mais escreveria histórias tão maravilhosas nas linhas dos nossos caminhos? Concluo que os meus amigos só podem ser anjos. Eles não tem asas, não sabem voar, mas tem a característica perfeita: Sabem me amar como eu sou.
  Devo ter me perdido no meio das palavras, ao colocar meus sentimentos, os quais gritam dentro do peito, para fora. Talvez os meus amigos não entendam, mas tudo que faço, todos os dias, por mais absurdo que pareça, é esperando o seu bem. Mesmo que não percebam certas coisas que faço (e alguns às vezes realmente não notam), os faço pensando no bem vocês. Deixo de lado algumas opiniões minhas, porque os vejo sorrindo mesmo que eu discorde do acontecido, deixo de lado meus medos para acompanhá-los num caminho quando precisam de mim, porque sei que será importante e inesquecível para vocês. Deixo de lado, às vezes, até os meus compromissos, pois sei que nem sempre eles valerão tão a pena quanto dar alguns passos lado a lado com vocês.
     Cada um de vocês, cada um desses anos, cada um desses momentos, serão levados para mim por toda a minha vida. Serão os pilares que sustentarão a minha estrutura quando eu sentir que estou prestes a desabar. Sempre lembrarei das palavras de encorajamento que vocês me disseram algum dia e tentarei fazê-las funcionar. Se não é para tanto amor e suporte, para que seriam feitos os amigos? Amizade para mim se resume a isso: Amar acima das barreiras físicas, acima dos defeitos e entender que ninguém é perfeito, mas pode ser perfeito para nós se reconhecermos que cada um desses detalhes não chega perto de um conjunto que um amigo é.
Vocês, meus anjos, obrigada por existirem na minha vida. Alguns a mais tempo que outros, porém não por isso com menos amor. Se a distância algum dia atravessar a nossa amizade, que jamais esqueçam das palavras de uma futura psicóloga. Tudo na vida passa. Toda dor emocional se torna saudade ou uma lição de vida. Que jamais chorem em vão e, se precisarem colocar algo para fora, me liguem e estarei lá mesmo que seja só para ouvir os soluços que acompanham as suas lágrimas.

Eu amo vocês, isso é o que resume tudo que venho dizendo até agora.


Especialmente para vocês: Lorena Senra, Brenda Capinan, Murilo Oliveira, Helena Nani, Morgana Moreno, Rafael Coelho, Marcus Guedes, Caroline Ribeiro, Vitor Souza, Gianini Araújo, Raiana Said, Larissa Tavares, Bárbara Frasson, Karine dos Reis. 

"You are too beautiful..." - A Caskett love song.

Sometimes I'm overpowered
Simply by the sight of you

               

Sometimes I'm overwhelmed
By merely standing next to you
Having you next to me



Sound of your voice leaves me speechless
Sometimes my heart could just overflow


Sometimes I look at you and I got to
Catch my breath


You are too beautiful
Sometimes it's too much for me
And I can't believe in my eyes


Sometimes I've got to catch my breath
Sometimes I'm overcome
By feelings rushing over me


Sometimes being in your presence
Gets me weak
And you're all that I see


I never dreamed I could feel this
So much emotion it just fills my soul


Feel so much love for you that I got to
Catch my breath


You are too beautiful
Sometimes it's too much for me
And I can't believe my eyes
Sometimes I've got to catch my breath



(Catch My Breath - Daniel Boaventura) 


"Enquanto você ama o que eu escrevo..."

Enquanto você ama o que eu escrevo,
Eu amo você, pelo seu jeito.
Enquanto você acha que entende,
Eu espero você perceber o "a gente".
Enquanto você, aos homens errados, jura amor eterno
Eu no meu canto, sorrio...

Mesmo chorando por dentro,
Mesmo nesse choro eterno.

Moysés Ribeiro.


The phrase of the day.

"There's nothing else I can do but love you the best that I can."


Lágrimas


Acho ruim a gente ter que se aprisionar.

“Quero ler mais livros. Escutar mais músicas. Assistir mais filmes. Quero ter menos preguiça, sentar mais no chão, correr mais pelo parque. Sabe, essas coisas fazem com que eu me sinta livre. Acho ruim a gente ter que se aprisionar. Quero sair de noite, caminhar sem rumo, ficar olhando para o céu. Pode soar bobo, mas isso pra mim é tão importante.”


(Clarissa Corrêa)

Mais ou menos por aí...


Ser tão distraída

“Se ao menos pudesse voltar a ser tão distraída. A sentir tanto amor sem saber.”

(A menina que roubava livros - Markus Zusak)

Isso para mim é viver.

Quero um dia frio, um bom lugar pra ler um livro. Quero descansar à tarde, chegar até a praia, ver se o vento ainda está forte. Quero fugir. Para outro lugar. Quero deixar vir do coração, soltar a louca, arder de paixão. Quero viver dias de sol. Quero ter mais alma para dar. Isso para mim é viver.



B.S.

Às minhas flores.

Não as vejo todos os dias. As minhas flores. Mas quando as vejo, é como se uma parte da minha vida parasse e se resumisse ali. Sou como o pequeno príncipe, uma das princesas de um reino que apenas eu e uma irmã conhecemos. Não temos vulcões para limpar, não temos cercas nem cúpulas para as nossas flores, nem tão pouco podemos pedir que nos construam um cercado para protegê-las do mundo. Não podemos pedir que estejam sempre conosco, não podemos estar sempre ao lado delas, mas regamos com nosso amor sempre que podemos passar perto, lhes observar, e lhes cativar. Talvez, e provavelmente, venham a existir outras princesas e/ou príncipes, talvez outras pessoas queiram regar as nossas flores e não peço que isto não aconteça, pois assim teremos a garantia de que elas estarão sempre sorridentes e com suas pétalas esbeltas, cheias de alegria. É isso. Peço que quando não formos mais as princesas principais, que outros apareçam e as reguem, que cuidem da mesma forma que nós, que não pisem, não deixem carneiros se aproximarem. É o que podemos pedir. Princesas hoje, queremos ser para sempre, assim como vocês serão nossas eternas flores, nossas eternas rosas e eternamente responsáveis por nós, afinal, nos tornamos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos.


B.S.

Eles jamais morrem.

      Sonhos de infância são como Peter Pan: vivem escondidos de toda a população, mas às vezes aparecem de surpresa, te fazendo acreditar que é capaz de tudo. Eles jamais morrem. Vivem para sempre, sem serem notados, porém acesos dentro de nós, ainda que discretamente.
          Todas as vezes que algum detalhe faz você trazê-lo a tona, ele retorna fazendo seu coração bater e se encher de esperanças novamente. Esse momentos representam a infância guardada dentro de ti, os momentos nos quais você olhou para o céu e sorriu, achando que seria a coisa mais fácil sair pelo mundo fazendo tudo virar realidade.


B.S.

Porque já tentaram demais...

"Eles se amam, mas não foram feitos para ficarem juntos. Ela quer ele e ele só pensa nela. Mas não nasceram um para o outro. E eles sabem, porque já tentaram demais, e se machucaram também. Ele sempre vai lembrar dela, e ela vai reler todas as mensagens e textos que trocaram, todas as juras e promessas feitas… E vai ficar na memória, todos os momentos que queriam passar juntos e não puderam. Todas as vontades que tinham um com o outro. Ele vai querer que outra cure todas as mágoas, e ela que entende essas coisas do coração, não vai fazer nada, porque sabe que nunca vai esquecer ele. Sabe que por mais que nunca fiquem juntos, vão pertencer um ao outro.”


Followers

Search